Botafogo é um bairro da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Com quase 100 mil habitantes, o bairro é conhecido por abrigar um dos principais cartões-postais do país: a Enseada de Botafogo, com os morros do Pão de Açúcar e da Urca, ao fundo.
Apresenta cinemas, teatros, shoppings centers, boates, casas de shows, museus, centros empresariais, consulados, clínicas, hospitais e algumas preservadas mansões, do fim do século XIX e do início do século XX.
*No bairro, estão localizados os consulados dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Bélgica, China, Egito, Espanha, Holanda, Líbano, Noruega, Paraguai, Polônia, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Botafogo conta com dois museus: o Museu Villa Lobos e o Museu do Índio. Há cinemas no Shopping Rio Sul, na Rua Voluntários da Pátria (Grupo Estação), dentro do Botafogo Praia Shopping (Cinemark Botafogo) e o Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo. Três teatros estão situados no bairro: Companhia de Teatro Contemporâneo (rua Conde de Irajá), Solar de Botafogo e Teatro Poeira.
Em 2013 foi inaugurado a Casa Daros, um moderno centro cultural instalado em um histórico casarão do século XIX, na Rua General Severiano. Há um clube esportivo, o Botafogo de Futebol e Regatas, na Rua General Severiano. Há duas escolas de samba: a São Clemente, que, apesar de estar sediada na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, é oriunda do bairro, e a Mocidade Unida do Santa Marta, da Favela Santa Marta. Fica em Botafogo ainda a Fundação Casa de Rui Barbosa, na qual abriga um importante Jardim Histórico, o Museu-Casa onde morou o patrono da instituição, bem como um precioso acervo literário e intelectual.